O Centro Português de Geo-História e Pré-Histório não está a desenvolver nenhum projeto de investigação plurianual em Arqueologia (PIPA). No entanto, tem vários pedidos de autorização de trabalhos arqueológicos (PATA) em curso, dos quais resultam vários projetos de acompanhamentos arqueológicos que estão a decorrer. Mais informações:
Arqueologia
Entre 1998 e 2012, o Centro Português de Geo-História e Pré-História realizou dois projetos de investigação de arqueologia pré-histórica na Zona do Cabo Espichel. Destes trabalhos arqueológicos resultou a descoberta de novas jazidas arqueológicas e a publicação de artigos científicos, de uma monografia e da realização de uma exposição que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia (2011-2012, Câmara Municipal de Sesimbra (2016) e Câmara Municipal de Vila Velha de Ròdão (2017).
Arqueologia
Entre 1998 e 2012, o Centro Português de Geo-História e Pré-História realizou dos projetos de investigação de arqueologia pré-histórica na Zona do Cabo Espichel. Destes trabalhos arqueológicos resultou a descoberta de novas jazidas arqueológicas e a publicação de artigos científicos, de uma monografia e da realização de uma exposição que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia (2011-2012, Câmara Municipal de Sesimbra (2016) e Câmara Municipal de Vila Velha de Ròdão (2017) .
Arqueologia
No seguimento da descoberta de uma jazida arqueológica paleolítica pelo sócio do CPGP, Vitor Dias, o CPGP organizou um projeto de investigação de intervenção arqueológica de campo, estudo e salvaguarda de matérias e caracterização geológica do local.
Arqueologia
A Carta Arqueológica de Montijo: do Paleolítico ao Romano teve por base um protocolo proposto pela Câmara Municipal de Montijo ao Museu Nacional de Arqueologia e ao Centro português de Geo-História e Pré-História, por forma o Museu assegurasse a direção científica de uma equipa de arqueologia, reunida, organizada e dirigida pelo Centro, equipa que veio a dar início aos seus trabalhos em maio de 2001.
Arqueologia
No seguimento de contactos com a Câmara Municipal da Chamusca e dado o interesse do respetivo Presidente da Câmara o desenvolvimento deste projeto, que conta com o apoio da autarquia, o Centro Português de Geo-História e Pré-História foi encarregue de fazer o levantamento arqueológico para a elaboração da “Carta Arqueológica do Concelho da Chamusca.
Arqueologia
No seguimento de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Golegã (CMG) e o Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP), no qual a CMG cedeu ao CPGP as instalações da Escola Primária de São Caetano para instalação do Núcleo Museológico e do Núcleo de Investigação do CPGP, ficou estabelecido que o CPGP iria fazer, com o apoio logístico da CMG, o levantamento arqueológico para a elaboração da Carta Arqueológica do Concelho. Para a realização desta Carta arqueológica, o CPGP reuniu uma equipa de arqueólogos de diferentes áreas de espacialização arqueológica.