Exposição
História Natural
Entre a Terra, a Vida e o Homem
A evolução da vida e o desenvolvimento fisíco e tecnológico do Homem
A Exposição de História Natural do Núcleo Museológico do Centro Português de Geo-História e Pré-História (NMCPGP) é uma exposição, onde, de uma forma didática e interativa, o visitante pode conhecer a narrativa evolutiva da vida e a evolução física e tecnológica do Homem, ou seja, conhecer a longa cadeia de acontecimentos que marcaram a história da terra, da vida e do homem, antes do aparecimento das sociedades com escrita. Os temas centrais desta exposição são a evolução da vida e a evolução física e tecnológica do Homem, com destaque para os dinossauros e outros animais fósseis e a vida das comunidades humanas durante a pré-história. É constituída pelo acervo do Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP) e por suportes impressos e interativos. Os materiais expostos provêm das coleções de paleontologia e de arqueologia do CPGP, cujo espólio resulta de vários projetos de investigação do CPGP (85 % do total do espólio); Doações (10%) e compras (5%).
Na exposição poderão ser vistos fósseis do Paleozoico, do Mesozoico e do Cenozoico, réplicas de fósseis e de artefactos pré-históricos, alguns ossos de animais atuais, artefactos do período Paleolítico e Neolítico e reproduções de arte rupestre. As amostras geológicas e os artefactos pré-históricos são provenientes de Portugal, assim como a maioria dos fósseis expostos, embora estejam também na exposição fósseis oriundos de outros locais de mundo, representando assim toda a história da evolução da vida na Terra e da evolução do Homem.
A Exposição do NMCPGP está organizada em 5 temas principais: um primeiro dedicado à caracterização geológica de Portugal, onde se podem observar algumas amostras geológicas; um segundo constituído por 4 vitrinas com fósseis do Paleozoico, do Mesozoico e do Cenozoico e 5 painéis explicativos, que contam a História da Evolução da Vida na Terra; um terceiro com temáticas específicas: Icnofósseis, Paleontologia do Cabo Espichel, Invertebrados, Dinossáurios, Dinossáurios de Portugal, Evolução do Cavalo e Evolução Humana; um quarto, sobre a Pré-História, com 4 vitrinas com artefactos pré-históricos e 5 painéis explicativos e, finalmente um último conjunto sobre a Arte Rupestre, com um painel explicativo e reproduções de arte rupestre.
Paralelamente à exposição desenvolvem-se, neste núcleo um conjunto de atividades didáticas nas áreas da paleontologia, da arqueologia e da história particularmente direcionadas para as escolas, em especial para o ensino preparatório e secundário. Esta exposição e atividades com ela relacionadas têm especial interesse para os programas de história, de biologia e de geologia e constituem-se como uma oportunidade única para os alunos aprenderem através do contacto direto com os fósseis, com os materiais arqueológicos e com os próprios investigadores. Esta forma de ensinar através do contato diretos com as formas de vivência do passado ou com os investigadores que estudam os materiais paleontológicos e arqueológicos proporcionam aos estudantes uma excelente assimilação dos conteúdos lecionados nas salas de aulas.